sexta-feira, outubro 21, 2005

Festa das latas: A tradição já não é o que era


Teve início no dia de ontem o nascer de mais uma festa académica, a festa das latas, mais conhecida entre os estudantes pela “latada”, que começou com a tradicional Serenata Monumental, e que se prolongará até dia 25 de Outubro, terça-feira, dia em que se realiza o cortejo, em que estudantes de capa e batina e caloiros vestidos a preceito, pelos seus padrinhos/madrinhas, desfilam por Coimbra.

A festa das latas é uma tradição antiga que ao longo dos anos tem vindo a sofrer algumas alterações.

A latada tem o seu início no século XIX, e era uma festa feita pelos estudantes nos três últimos dias de aulas, em que exprimiam ruidosamente, nomeadamente com latas, o seu contentamento pelo fim do ano lectivo, durante esses três dias além da festa que faziam, e do divertimento, cumpriam o ritual de imposição de insígnias e à iniciação dos caloiros, o tão conhecido baptismo.

Rituais esses que prolongam na história, e que fazem da latada uma tradição actual.As latadas representavam um meio de conhecer as instituições e o poder politico de uma sociedade tradicionalista.

È nos anos 50/60, que surge uma alteração nas latadas, passam a ocorrer no início do ano lectivo em vez de no fim, coincidindo assim com a abertura da Universidade e com a chegada de novos alunos vindos de todas as zonas do país.

Nos anos 50/60 eram feitos tantos cortejos quanto o número de faculdades existentes e realizados em dias distintos.

Após 1979, passou então a ser apenas um cortejo que englobava todas as faculdades.

Os caloiros vestem-se segundo fantasias pessoais, ou com a batina do avesso, levando consigo cartazes alusivos à vida escolar e à vida nacional, preenchidos com frases de conteúdo crítico, outra tradição que já não é muito comum nas latadas de hoje.

Aproveitem agora os estudantes para se divertir, porque depois da latada é um esfregar de olhos até os exames baterem à porta!

Sem comentários: