domingo, outubro 09, 2005

A droga legal

O álcool é uma droga psicotrópica por dois motivos:


1º Actua no sistema nervoso central, e altera o seu funcionamento, essa alteração vai reflectir-se numa mudança de comportamentos de quem o consome;2º O álcool é um forte potencial para desenvolver dependência.

Se numa primeira fase a ingestão de álcool pode ser estimulante, provocando estados de euforia, e uma grande facilidade para falar; já numa segunda fase, com o seu uso continuado, em vez de estimulante passa a depressor, que resulta na falta de coordenação motora, descontrole e sono.

Apesar da lei actual controlar, na teoria, o consumo de álcool, nomeadamente no que diz respeito ao trânsito, a verdade é que as autoridades não têm mãos a medir para controlar todos os condutores, e os acidentes por consumo excessivo de álcool continuam a acontecer, o controlo do consumo de álcool nas estradas (principalmente) é uma prática que vai depender do bom-senso de cada um.

O consumo legal do álcool pode levar a pensar em algumas contradições, tanto sociais como religiosas.

A igreja “condena” vícios, o álcool é uma droga altamente viciante e depressora; o Estado não legaliza as drogas leves como o haxixe, quando o consumo de álcool a longo prazo, pode levar a uma dependência conhecida como alcoolismo.

É de salientar aqui, que o álcool é uma droga psicotrópica, e que o seu consumo é legal e muitas vezes incentivado pela sociedade.

O álcool é legal, qualquer um lhe tem acesso.

O estado é contra o uso de drogas.

O que é o álcool?

Sem comentários: