O álcool é uma droga psicotrópica por dois motivos:
1º Actua no sistema nervoso central, e altera o seu funcionamento, essa alteração vai reflectir-se numa mudança de comportamentos de quem o consome;2º O álcool é um forte potencial para desenvolver dependência.
Se numa primeira fase a ingestão de álcool pode ser estimulante, provocando estados de euforia, e uma grande facilidade para falar; já numa segunda fase, com o seu uso continuado, em vez de estimulante passa a depressor, que resulta na falta de coordenação motora, descontrole e sono.
Apesar da lei actual controlar, na teoria, o consumo de álcool, nomeadamente no que diz respeito ao trânsito, a verdade é que as autoridades não têm mãos a medir para controlar todos os condutores, e os acidentes por consumo excessivo de álcool continuam a acontecer, o controlo do consumo de álcool nas estradas (principalmente) é uma prática que vai depender do bom-senso de cada um.
O consumo legal do álcool pode levar a pensar em algumas contradições, tanto sociais como religiosas.
A igreja “condena” vícios, o álcool é uma droga altamente viciante e depressora; o Estado não legaliza as drogas leves como o haxixe, quando o consumo de álcool a longo prazo, pode levar a uma dependência conhecida como alcoolismo.
É de salientar aqui, que o álcool é uma droga psicotrópica, e que o seu consumo é legal e muitas vezes incentivado pela sociedade.
O álcool é legal, qualquer um lhe tem acesso.
O estado é contra o uso de drogas.
O que é o álcool?
Sem comentários:
Enviar um comentário