quarta-feira, novembro 02, 2005

Galeria Almedina recebe exposição de Mosaicos Marinhos no Algarve Romano, Milreu e Faro


A galeria Almedina iniciou a 29 de Outubro, a exposição de mosaicos marinhos no Algarve Romano, apresentando assim um conjunto de trinta painéis de fotografias da autoria da francesa Janine Lancha, responsável pela missão Luso – Francesa de “Mosaicos do sul de Portugal”.

Os mosaicos em exposição na galeria Almedina são do Algarve, são o concretizar do projecto “Corpus do mosaico”, concebido pela autora do material exposto, Janine Lancha.

No passado domingo, 30 de Outubro, teve lugar na Galeria Almedina a inauguração da exposição de mosaicos marinhos no Algarve Romano.A abertura da exposição ao público, contou com a presença da autora, bem como a presença de Mário Nunes, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Mário Nunes afiançou que a CMC estará sempre disposta para receber este tipo de eventos: “A CMC aceitou, desde a primeira hora que ela aqui viesse”, afirmou o Vereador da Cultura.

Esta exposição dá a oportunidade ao visitante de, admirar mais profundamente a produção de um atelier itinerante de mosaicos vindos da África Romana, que decoram a parede externa do pódio do templo que pertence à vila de Milreu, bem como o pavimento de uma galeria do Peristilo da residência, na mesma vila.

O Cherne, o Robalo, a Dourada, a Lula, o Ouriço, o Mexilhão e o Golfinho, são algumas das espécies ilustradas nesta exposição.

A organização ficou ao encargo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), ao departamento da cultura e ao Museu Monográfico de Conímbriga; contou com o apoio do Museu arqueológico Municipal de Faro, do Ministério dos negócios estrangeiros de França, bem como, do Museu Nacional de arte Romana de Meride, em Espanha.

A exposição ficará nas paredes da Galeria Almedina até 20 de Novembro.

Sem comentários: