sexta-feira, outubro 21, 2005

Menina Coragem

Nadir é uma menina de etnia cigana, mora no Bairro do Ingote, e com os seus catorze anos frequenta o 6º ano no Instituto Educativo de Lordemão.

Com a idade que tem, já deveria frequentar o 9º ano, no entanto não é por mau aproveitamento que não o frequenta.


Como ela própria diz, quando se matriculou no 5º ano, teve de ir para Lisboa com a família, não revelou em que circunstância teve de abandonar Coimbra, e por consequência os estudos, “por causa das leis ciganas” não pode continuar a estudar durante cerca de três anos, Nadir não quis alongar-se mais, mostrando constrangimento de olhos pregados no chão como quem não quer relembrar um passado que não deixa saudades.

Segundo as tradições e crenças da etnia cigana, é uma perca de tempo ocupar muitos anos de vida a estudar, em primeiro lugar, a etnia acredita que a natureza tem tudo o que necessitam para viver, a vida é uma dádiva divina, e estudar é para eles, um desvio das leis da natureza, em que eles acreditam profundamente; a constituição de familia é bem mais importante para a etnia, pelo que, estudar para além do 9ºano, em alguns casos, é demais; apesar da mentalidade cigana ter vindo a mudar ao longo dos anos no que diz respeito à educação escolar, o mais importante continua a ser, construir uma vida sólida, que para eles é, casar, ter filhos, no caso da mulher, cuidar da casa e das crianças, assim que atingem a idade adulta, o que lhes impede de continuar qualquer projecto a nivel escolar, e por vezes até mesmo pessoal.

Há cerca de dois anos, Nadir regressou a Coimbra, matriculou-se novamente no 5º ano concluindo-o com bom aproveitamento e sem livros, “passei, e não tinha nem um livro, eu gosto de estudar. Este ano já tenho todos os livros, adoro ler”, é muito pouco frequente ouvir uma criança dizer que gosta de estudar e de ler, é mais raro ainda na etnia cigana.

Nadir tem um olhar inocente e sonhador, diz que não sabe o que quer ser quando crescer, e que só vai estudar até ao 9º ano. Confrontada com a ideia de seguir mais além, Nadir deixou sair “gosto de arte”, gosta muito de desenhar, “desenho muito bem, a minha professora diz que tenho qualquer coisa….que sou original”.Uma menina bem disposta, que conversa sempre com um bonito sorriso e um brilho no olhar, só disse adeus quando ouviu a tia a chamar o seu nome.Nadir vive com uma tia, não se ouve falar do pai nem da mãe, ela também nunca comenta.Menina é o seu nome, Coragem o seu apelido.

Menina Coragem, imaginem-na assim……e sintam-se envergonhados sempre que pensarem em desistir e desanimar perante um obstáculo.

Sem comentários: