domingo, outubro 09, 2005

Drogas psicotrópicas

Classificação das drogas psicotrópicas em três grupos:


Num primeiro grupo encontramos as drogas psicotrópicas que diminuem a actividade do nosso cérebro, deprimem a sua funcionalidade; a pessoa que as usa, fica “desligada” das coisas. São por isso chamadas de drogas depressoras da actividade do sistema nervoso central (SNC).

Drogas depressoras da actividade do SNC:- ALCOOL;- SONIFEROS ou HIPNÓTICOS (drogas que promovem o sono);- ANSIOLITICOS (acalmam, inibem a ansiedade);- OPIÁCIOS ou NARCÓTICOS (aliviam a dor e dão sonolência; EX. morfina, heroína, codeína, meperidina);- INALANTES ou SOLVENTES (colas, tintas, removedores…).

Num segundo grupo encontram-se as drogas estimulantes do sistema nervoso central; actuam para aumentar a actividade do nosso cérebro. Estimulam o funcionamento do cérebro; o utilizador fica “ligado”, “eléctrico”, sem sono.Drogas estimulantes da actividade do SNC:- ANOREXÍGENOS (diminuem a fome); as principais drogas que pertencem a esta classificação são as ANFETAMINAS (ex. dietilpropriana, femproporex, etc.)- COCAÍNA.

Num terceiro grupo, encontram-se as drogas perturbadoras da actividade do sistema nervoso central. Modificam a actividade do cérebro; a mudança é de QUALIDADE, o cérebro passa a funcionar fora do seu normal, e a pessoa fica com a mente perturbada.Drogas perturbadoras da actividade do SNCDe origem vegetal:- MESCALINA (do cacto mexicano);- THC (tetrahidrocanabinol, da maconha);- PSILOCIBINA (de certos cogumelos);- LÍRIO (trombeteira, zabumba ou saia branca);De origem sintética:- LSD;- “ÊXTASE”;- ANTI-COLINÉRGICOS (artane, bentyl, marcas registadas);Fonte:CEBRID,centro brasileiro de informações sobre drogas psicotrópicas

Sem comentários: