sexta-feira, maio 29, 2009

Festa do Cavalo


A tradicional Festa do Cavalo de Porto Salvo decorre de 29 a 31 de Maio.
Esta décima edição oferece ao público espectáculos culturais e equestres de renome nacional e internacional, de onde destacamos o Passeio Equestre na Rota do Vinho de Carcavelos, uma das actividades mais procuradas por cavaleiros, amazonas e atrelagens, o qual para além do já habitual Carcavelos de Honra em frente aos Paços do Concelho, conta este ano com dois aliciantes adicionais: uma prova de toureio a campo e um almoço campero na Quinta do Marquês de Pombal. O Passeio tem lugar no dia 30, a partir das 9H30.
Em termos de espectáculos equestres, a aposta é trazer a Porto Salvo os expoentes máximos da arte equestre em Portugal, nomeadamente, o Centro Equestre Lezíria Grande, que integrará no seu espectáculo uma demonstração da Família Willms, proveniente da Bélgica, no dia 30, às 22H00.
O programa cultural abre no dia 29, às 22H00, com uma Festa com os finalistas do concurso da TVI “Uma Canção para Ti”, nomeadamente Beatriz Costa, Luís Caeiro e o pequeno Miguel Guerreiro. O folclore estará presente através da participação dos Ranchos Folclóricos do Concelho, mas também, a musica e a dança flamenca e o fado marialva irão abrilhantar as noites.
No que se refere às provas desportivas, destaque para a disputa da Taça do Campeonato Regional de Atrelagem – Zona Centro, com o recurso a obstáculos naturais, e para o Concurso de Obstáculos, com quatro provas de diferentes dificuldades.
Os amantes da tauromaquia, poderão testar a sua coragem nas várias garraiadas, onde os nervos de aço são testados na “Mesa da Tortura”, uma prova de bravura em que o último concorrente a abandonar o redondel se sagra vencedor.
A tarde do último dia será dedicada às Tunas Académicas.
Para além, dos diversos eventos, o visitante terá ao seu dispor expositores de artesanato e gastronomia, bem como, uma tenda com restaurantes.
Relembre-se que a Festa do cavalo é organizada pela Associação Equestre de Porto Salvo em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

Sem comentários: