segunda-feira, novembro 07, 2005

Bombeiro diz adeus à vida

Franquelim José Henriques Gonçalves, de 31 anos, casado, acabou por falecer na passada sexta-feira, pelas 19h no Hospital da Universidade de Coimbra, onde se encontrava internado desde 3 de Setembro.

Franquelim, bombeiro de alma e coração, era funcionário da Câmara Municipal da Lousã, servia voluntariamente a corporação local de bombeiros e, foi no exercício, voluntário, das suas funções que, a 3 de Setembro foi cercado pelas chamas de um fogo que deflagrou na serra da Lousã; sendo atingido pelas chamas em cerca de 50% do corpo, incluindo o rosto e órgãos internos.Manteve-se agarrado à vida com o auxilio de ventilação artificial durante dois meses.

Não chegou a força das máquinas nem o amor à vida, para que Franquelim resistisse; a luta que travava há cerca de dois meses fez com que o seu corpo abandonasse o mundo dos vivos, e nos deixasse a todos nós o grande exemplo de coragem e altruísmo.

Franquelim foi sepultado ontem, no cemitério local da Lousã, o seu corpo esteve em câmara ardente no Quartel dos Bombeiros Municipais da Lousã até à hora do Funeral.

Os incêndios florestais provocaram a morte de 12 Bombeiros este ano.Um por todos, e todos por um, talvez seja esse o lema, de quem voluntariamente, agarra a vida dos outros como se, só da sua própria vida se tratasse.

Sem comentários: