segunda-feira, novembro 14, 2005

À conversa com......

Helga Sardinha

Ex-jornalista e actual assessora de imprensa do Governo Civil de Coimbra, Helga Sardinha alerta, para a necessidade de fazer chegar o trabalho que se faz no Governo Civil, através da comunicação social.


O Governo Civil é bem mais do que o “tal sitio” onde se tiram passaportes, ele tem o poder de tutela de toda a área do distrito de Coimbra; quer isto dizer que, o Governo Civil está acima do governo central, pois exerce funções de polícia, tais como tomar previdência de licenças para actividades de várias espécies.

Compete ao Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, dar assistência a pessoas que tenham sofrido problemas, como por exemplo em sequência de acidentes como, cheias e incêndios, em que pessoas ficam sem casas, sem bens, é a partir do governo civil que essas pessoas podem ver os seus problemas resolvidos, é tudo coordenado a partir daqui, e canalizado para o governo central que, aprova as medidas a tomar pelo Governador; portanto, todos os assuntos que se prendem com segurança pública e com protecção civil, são resolvidos pelo Governador.

Para além das funções acima referidas, é também função do Governador Civil, promover o seu distrito, sempre que há um evento, como por exemplo uma feira a decorrer no distrito, uma exposição, actividades que se prendam com o interesse público, é o governador que dá a cara, e que inaugura tais actividades, para que estas, sejam conhecidas um pouco por todo o Portugal.


È aqui, que surge a importância da assessoria de imprensa, o Governo Civil tem um assessoria de imprensa, porque necessita, ela existe, para que as pessoas tenham conhecimento do que se faz, é importante para fazer chegar a todos o trabalho que é feito no Governo Civil através da comunicação social.


A comunicação Social não adivinha o que se passa no Governo Civil, tem de existir alguém que a informe, é aqui que entra o importantíssimo trabalho da assessora de imprensa, neste caso Helga Sardinha.Como assessora, Helga Sardinha tem a preocupação de ler todos os dias, tudo na comunicação Social, e por consequência dar conhecimento ao Governador Civil e ao Primeiro-Ministro dos assuntos mais importantes do dia, as suas tarefas vão ainda mais além, é também da sua competência organizar a agenda do Governador a par com um chefe e um adjunto da assessoria de imprensa.

Helga Sardinha refere também a importância de ter uma boa relação com a comunicação Social, estar sempre disponível e dar toda a informação possível, filtrar os contactos para que, sempre que a comunicação precisar de alguma informação, ter a liberdade e vontade de telefonar à assessora e não ao Governador.


O governo Civil, conta com algumas importantes empresas de informação com sede em Coimbra, dentro dessa lista encontram-se, o Diário das Províncias, um semanário local, o Público, Diário de Noticias, Jornal de Noticias, o Correio da Manhã e o Primeiro de Janeiro; o Expresso e o Independente aparecem apenas quando há algum assunto de relevada importância Nacional.

Helga Sardinha aponta para a importância da Agência Lusa, também com sede em Coimbra, pois esta Agência é o primeiro caminho para que a informação percorra todo o país.No que diz respeito à informação radiofónica, com sede em Coimbra, encontram-se a TSF, a Antena 1 e a Renascença; Coimbra conta também com Rádios locais como a, rádio da Beira Litoral, Rádio Regional do Centro e a Rádio Clube Português.

No que toca à informação televisiva, Coimbra tem as três televisões portuguesas com sede local, equipa e com viaturas.

Para o Governo Civil de Coimbra duas das mais importantes empresas de informação são, sem dúvida alguma, o Diário de Coimbra e o Diário das Beiras. Como são jornais locais, chegam mais facilmente ao cidadão do distrito de Coimbra, “ São peças fulcrais no nosso trabalho. Interessa ao Governo Civil chegar ao cidadão de Coimbra, e são estes jornais que entram diariamente nas casas das pessoas”, remata Helga Sardinha.

Sem comentários: