domingo, novembro 20, 2005

Apresentação do livro “Histórias e Morais”

Decorreu ontem, pelas 18h, na Casa Municipal da Cultura a apresentação da segunda edição do livro “Histórias e Morais” do professor, poeta e ficcionista, José António Franco.

A apresentação contou com a presença do próprio escritor, da editora "Pé de Página", e de um convidado de ambos que, dissertou acerca do conteúdo do livro em questão.

José António Franco, brindou os presentes com a leitura de alguns excertos da sua obra, enchendo a sala de um contagiante sentido de humor, tanto pela interpretação dos leitores, como pela leveza irónica das suas histórias.

Ao ler o livro, o leitor pode achar que se tratam de fábulas, contadas em pequeninas histórias com diálogo entre animais, algumas com duas linhas apenas, no entanto, a mensagem a ser transmitida é a de um mundo à beira da inteligibilidade; os textos são uma espécie de mundo virado para a ideia de caos; neste caso, a escrita tem a tarefa de nos colocar a nós, leitores, à beira desse caos, em que se vive de uma possibilidade que, ninguém sabe se vai ter.

É a ironia implícita em histórias de animais associados à pessoa humana, que faz com que a história adquira um sentido irónico, e até mesmo caricato que, faz soltar um belo sorriso, ou até memo uma gargalhada, ao ler a realidade de um mundo à beira do precipício.

No fim da apresentação, ficou a magia a pairar no ar de uma 3ªedição do livro “Histórias e Morais”.

Sem comentários: